terça-feira, 21 de abril de 2009

COMEMORANDO O DIA DO ÍNDIO

Na nossa escola foi a maior sensação a comemoração do dia do índio! Na semana passada trabalhamos a parte teórica, com produção de textos, leitura informátiva, confecção de lembrancinhas e cartazes. Essa semana começamos com a parte prática.
Recebemos a visita de uma parte da tribo Xucuru de Pesqueira ( Município de Pernambuco). Eles causaram a maior surpresa aos alunos , pais e professores. Apesar de cultivarem ainda sua cultura, mostraram que são adeptos aos costumes do homem branco. As índias foram vestida com shorts e blusas decotadas, bem modernas. Os homens trajando calção. Todos com acessórios confeccionados por eles mesmos, que por sinal, são muito bonitos ( os acessórios).
Falaram da sua cultura e costumes e em dada hora falaram para as crianças da maneira que criam seus curumins, dizendo que não gostam de barulho e seus curumins são muito obedientes e trabalhadores, por isso não tem tempo para brigar e traquinar! rsrsrsrsrs Eles estavam super incomodados com o barulho! Imaginem ficar todos os dias da semana, os dois horários, dentro de uma escola e com uma sala de aula lotada?
E ainda tem quem fale que professor tem vida mole, muita folga,etc . kkkkkkkkkkkk
Foi maravilhoso!!!!!!!! Todos adoraram!
E a maior sensação foi a cobra. Eles levaram uma jibóia. Mostraram o ritual de encantamento da cobra e apareceu ainda alunos corajosos para segurar a cobra. Aff!!!!! Eu tirei as fotos bem longe!!!
Daremos continuidade ao projeto com o filme " A missão" que não deu tempo na segunda. Como todo planejamento é flexível estaremos adaptando o nosso.


Essas fotos mostram alguns artesanatos que eles levaram.



Eles não foram caracterizado com as vestimentas tradicionais, mas a pintura no corpo e acessórios não faltaram!
A jibóia sensação da apresentação! E não é que ela é mansinha mesmo? Mas eu não fiquei perto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário